Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais
Ajuda

















Dicas para uma boa apresentação de slides

1. A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.

2. Use fundos com moderação. Temos aqui na editora um grande chefe que sempre nos diz: “ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco”. Ele está certo!

3. Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.

4. O que nos leva ao ponto seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…

5. Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas!

6. Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não…

7. Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado “page decoration” – quando se usam recursos gráficos apenas para “deixar a página mais bonita”. Quase sempre, o que se consegue é poluir a apresentação…

8. O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo, ajudando você a enfatizar seu ponto (e não apenas serem “bonitinhos”).

9. Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.

10. Lembre-se de que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.

Aqui você encontra algumas dicas para deixar suas apresentações mais claras e objetivas, e também um site para compartilhá-las na internet: o SlideShare

A apresentacão abaixo é apenas uma de muitas publicadas nesse site. Lá, existem milhares de apresentações sobre os mais variados assuntos, que podem servir como referência (do que fazer e do que evitar) na hora de você criar as suas.

Também é bom lembrar que o PowerPoint não é o único programa indicado para criar apresentações. Qualquer programa que imprima em formato PDF pode ser utilizado para fazer um bom trabalho.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/




Oito dicas para aprimorar suas apresentações de slides

Provavelmente você já precisou criar uma apresentação de slides para expor alguma coisa. Relatórios no trabalho, trabalhos da escola ou da faculdade, dados em palestras, enfim, há uma infinidade de motivos pelos quais isso pode ter acontecido.

Contudo, passar informações via apresentação de slides é algo que acaba sendo mais complicado do que parece, pois existem alguns detalhes que não devem ser deixados de lado na construção de seu trabalho.

Nós do Baixaki preparamos uma série de dicas e sugestões que devem tornar seus slides mais atraentes e informativos. Contudo, antes disso, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem ser usadas para a criação de apresentações.

Alternativas mais “estilosas” ao PowerPoint

O PowerPoint é um excelente programa para a criação de slides, porém, é fato que estilo não é muito o seu forte. A versão 2007 do programa traz algumas inovações, contudo, ainda deixa a desejar nesse aspecto. Então, nós selecionamos três serviços online que podem servir de alternativa:

280slides

Uma ferramenta online para a criação de slides, com a possibilidade de exportação de conteúdo em formatos suportados pelo PowerPoint, ou seja, é possível criar apresentações diretamente no navegador e depois visualizá-las também no aplicativo do Office. É fácil notar as diferenças no que diz respeito ao aspecto visual das apresentações.

Acrobat Presentations

Outro aplicativo simples e com bons recursos é o Acrobat Presentations. Aqui você foge da mesmice do PowerPoint, em uma plataforma intuitiva e moderna para a criação de apresentações. Além disso, o aplicativo é gratuito e possui várias possibilidades de personalização.

Prezi

Para quem gosta de dinamismo, o Prezi é um prato cheio. Perto dele o PowerPoint parece mais um quadro-negro. Sem exageros, o Prezi permite apresentações de slides mais interativas e dinâmicas, não estáticas como as do aplicativo da Microsoft. Nele você movimenta os slides para diversos lados, como se navegasse em uma apresentação feita em flash.

Aprimore sua apresentação

Com os dois serviços acima você, com certeza, cria apresentações visualmente bem mais atrativas. Contudo, mesmo que você use o PowerPoint, o Impress (do OpenOffice) ou o Google Docs, pode levar em conta nossas dicas e sugestões para criar algo mais inteligível e interessantes.

Planeje seus slides

Que tal criar um esboço no papel antes de começar a trabalhar no computador? Pegue um bloco e uma caneta, e exponha ali suas ideias. Tente estruturar onde estarão imagens e texto em seus slides, pois isso pode lhe dar novas ideias e ainda evitar desperdício de trabalho.

Troque texto por imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras também em uma apresentação de slides, portanto, sempre que possível, substitua uma frase ou um parágrafo por uma imagem. Porém, tenha bom senso e não exagere na quantidade de figuras em um mesmo slide.

Mais fala e menos texto

A dica crucial para quem quer construir um bom slide é essa: fale mais e escreva menos. Se o texto for indispensável, tente escrever pouco, pois slides enxutos são mais bonitos e tornam a apresentação mais dinâmica. Assim você fala e sua plateia não se distrai lendo muita coisa.

Fontes legíveis são essenciais

Ao escrever algo em um slide, lembre-se de que o texto será lido por pessoas distantes de sua projeção, portanto, torne a usar o bom senso na escolha do tamanho da fonte. Além disso, não invente na hora de selecionar o modelo da fonte, procure selecionar algo simples e legível. Cabe aqui, novamente, falar sobre a quantidade de texto: quanto mais texto, menor a fonte, o que pode prejudicar a leitura.

Simplicidade Simplicidade sempre!

Steve Jobs, chefão da Apple e um dos caras mais influentes no mundo quando o assunto é tecnologia, disse uma vez que “simplicidade é o máximo da sofisticação”. Então, que tal não encher seus slides de conteúdo e buscar um equilíbrio entre cores de fundo, de texto e de imagens?

Ler o conteúdo dos slides? Jamais!

Seu slide está redondinho: claro, objetivo e despoluído. Mas, na hora de apresentação você começa a ler! Esqueça isso! Treine bastante em casa, releia os textos que serviram de base para a criação da apresentação e não leia. Além do fato de que sua plateia sabe ler, falar sem ler slides passa mais segurança e credibilidade.

Postura é essencial

Essa dica também não tem nada a ver com os slides, mas é importante para sua apresentação. Quando estiver palestrando para outras pessoas, tenha postura: nada de colocar as mãos no bolso ou cruzar os braços.

Fale com clareza

Assim como seus slides, sua apresentação também precisa ser clara e objetiva, portanto, evite termos técnicos sempre que possível, procure usar um vocabulário menos rebuscado e, principalmente, conhecer o público que assistirá à sua exposição, pois isso ajuda a definir a melhor postura a ser tomada na frente de todos.

Apresentações de slides fazem parte da vida de quase todos, portanto, não deixe de observar os detalhes. Essas foram nossas dicas, não deixe de opinar sobre elas e nem de trazer novas sugestões para todos por meio dos comentários.

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/office/3586-oito-dicas-para-aprimorar-suas-apresentacoes-de-slides.htm




Atividade: 4485 - A ciência do slide perfeito

Descrição: Veja dicas dos maiores especialistas em PowerPoint

Disponível nas áreas de: tecnologia pedagogia diversos


Postado em: 05/08/2015
Último acesso em: 2017-06-25 06:56:31
Total de acessos: 4925

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA PÁGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formulário.4485

Atividades


Guerra de Secessão

Antecedentes, desenvolvimento, pós-guerra e curiosidades sobre a Guerra Civil Americana, também conh...

Anatomia Vegetal

O Reino Vegetal é composto por diversos tipos de plantas. Uma planta é considerada um organismo (co...

Brasil: Estados e Capitais

Conheça os Estados brasileiros e suas capitais e após monte o quebra-cabeça levando cada Estado para...

Ciclo da água

Vamos aprender mais sobre o ciclo da água?

Masculinos e Femininos: Palavras e Gêneros

Na língua portuguesa, o feminino é formado de várias maneiras, arraste as palavras e complete corret...

Economizando água

Vamos ajudar a evitar o desperdício de água. Clique para fechar as torneiras que não estiverem sendo...

Pratos Típicos Brasileiros

Teste o que você sabe sobre os lugares de origem dos pratos nacionais e mostre que você é bom de gar...

Fauna Brasileira

Vamos conhecer mais de 30 animais da fauna brasileira?

Doação de Sangue: O caminho do sangue doado

Conheça o caminho do sangue doado desde a triagem clínica até a distribuição.

Compondo poemas com Vinícius, Tom, Cartola, Chico e Noel.

Espalhado na tela estão palavras de cinco famosas canções. Que tal criar novos versos com o vocabulá...

A urna na história

Conheça um pouco da história da urna brasileira, referência mundial.

Base Comum Curricular

Infográfico sobre a Base Comum Curricular apresentada pelo MEC para o ensino infantil e fundamental.

Promova a paz

Seja gentil, observe com atenção as imagens, veja o que as pessoas estão fazendo de errado e em segu...

Ditado Virtual: Planetas

Requer som - Ouça a dica e tente descobrir qual é o planeta.

Primeiros da Bíblia Sagrada

Complete a cruzadinha respondendo as perguntas bíblicas. !º rio do Éden, 1ª mãe, 1ª chuva, 1º filho,...

Quiz Gênero e Diversidade

Este jogo contempla uma série de conceitos e explicações que contribuem com a redução e intolerância...

Ditado Virtual: Palavras com M/N, sons de S e encontros consonantais

Requer som - Ouça o áudio e escreva a palavra que está no texto e aparece ilustrada na imagem. Di...

Pintar animais

Ajude a menina a colorir os animais, mas, só conseguirá pintar aqueles que o nome começa com VOGAL.

Ditado Virtual: Divisão silábica

Requer som - Ouça o áudio e a seguir escreva se o que você ouviu é MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLAB...

Energia das ondas

Informações sobre a energia retirada das ondas do mar

Energia Solar

Informações sobre Energia Solar

Quiz - estrutura geológica e relevo

Diversas perguntas (de vestibular) com múltipla escolha de resposta para você mostrar que é fera em ...

Word Smash

Forme palavras em inglês com as letras apresentadas.

Laboratório de Ciências

Vamos conhecer os principais objetos de um laboratório de ciências?

Jogo de memória: Ídolos Teen

Encontre os pares iguais de artistas qeu são e foram Ídolos Teen.

Quebrando o silêncio: Um mundo de Paz

Várias atividades para você descobrir como viver bem ou agir caso alguma coisa errada acontecer. Fom...

Energia Eólica

Informações sobre Fonte e Conversão da Energia Eólica.

Los colores

Vamos brincar de Juego de memória: Los colores?

Inscrição e Circunscrição

Com esta ferramenta você pode visualizar a mudança dos valores do seno, cosseno e tangente ao altera...

Energia Geotérmica

Informações sobre Energia Geotérmica

Quebrando o silêncio: Abaixo o Bullying

Você sabe o que é bullying? O que podemos fazer? Faça as atividades e descubra.

Biomas

Você sabe quais os animais que habitam em cada ambiente? Então vamos lá. Com esse jogo você vai fica...

Onomatopeia

Clique nas imagens e conheça a onomatopeia relacionada a mesma.

O Capitalismo e suas fases

Infográfico sobre o capitalismo: Linha do tempo, Mercantilismo, Liberalismo, Keynesianismo, Neoliber...

O milho na sua vida

Conheça o milho, importante na culinário brasileira, usado em pratos como canjica, cuscuz, polenta, ...

Noções de Classificação: Comparar e organizar seres e objetos

Atividade sobre Mais alto e mais baixo, mais e menos, maior e menor, comprido e curto, velho e novo.

Jogo das Sequências

Arraste a figura que está faltando para completar a sequencia.

Operação Subtração

você é bom em matemática? Arraste os resultados de cada conta e veja do que as crianças estão brinca...

Doação de Sangue: Requisitos básicos

Conheça os requisitos básicos para doação de sangue

Frações e Operações

A quinta parte de 40 é 40:5=8... Se aventura nesta atividade?

A energia que vem do lixo

Conheça o processo de transformação do lixo até virar energia e também as vantagens e desvantagens.

Espaguete das cores primárias

Monte um belo e colorido prato de macarrão e aprenda para conhecer as cores primárias.

Alongamento

Você é bom em alongamento? Clique e arraste para completar as imagens e ver o movimento que eles con...

Memória das Frações

Teste sua memória neste jogo em que você terá que relacionar corretamente a quantidade de desenhos p...

Cuidados com a audição

Veja 5 cuidados básicos para evitar problemas de audição.

Construa sua Árvore Genealógica

Para essa atividade é necessário ter em seu computador as fotos da sua Árvore Genealógica (pais, avó...

Soma e Subtração de Frações

Vamos aprender a somar e subtrair frações e depois fazer os exercícios para testar se realmente ente...

Dominó de Adição e Subtração

Observe bem as operações de mais e menos nas pedras do dominó e tente organizá-los do início até o f...