[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Guia de carreiras: Música


Atividade: 4367 - Guia de carreiras: Música
Descrição: Saiba um pouco mais sobre a carreira de músico no país.

Estudar música em um curso superior exige domínio da área desejada e bons conhecimentos gerais. Isso porque, na maioria dos casos, para ser aprovado na faculdade o candidato precisa passar pelos exames tradicionais do vestibular e também pela prova de habilidades específicas - consideradas 'filtros' da seleção. A profissão e a formação em música são o tema do Guia de Carreiras do G1 desta terça-feira (25).

Segundo o professor Rogério Luiz Moraes Costa, coordenador de graduação do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP), geralmente a 'porta de entrada' dos músicos na universidade é a prova de habilidades específicas, pois é lá que serão avaliados os detalhes técnicos do candidato. 'O vestibulando não pode imaginar que ele vai entrar na faculdade de música sem ter a mínima noção sobre música. A gente tenta deixar isso bem claro no manual de inscrição', afirma.

De acordo com Costa, o candidato que quer ser aprovado em um curso superior de música precisa ser 'alfabetizado musicalmente', já que na universidade ele vai apenas aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos. 'É preciso ficar claro que o candidato não vai aprender a tocar o instrumento na universidade', diz o professor.

Critérios são rígidos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também tem um rígido processo de seleção, além do vestibular tradicional. Segundo o professor Carlos Fernando Fiorini, coordenador de graduação do Departamento de Música, o candidato faz cerca de cinco provas de habilidades específicas antes de ser aprovado. E para ter o direito de fazer a prova de aptidão, é preciso ter sido aprovado na primeira fase do vestibular.

Segundo Fiorini, a prova de habilidades é bastante específica e muito criteriosa. 'O candidato precisar ter pelo menos uns cinco anos de experiência. Ele precisa saber tocar muito bem para ser aprovado', explica o professor, que acrescenta que o curso superior funciona como uma pós-graduação, já que o músico não vai aprender a tocar na faculdade.

Segundo os professores, os alunos fazem algumas disciplinas básicas em conjunto, como história da música, percepção e leitura, harmonia e contraponto. As aulas específicas e de aprofundamento geralmente são ministradas individualmente. Os alunos também podem cursar disciplinas optativas.

As carreiras de licenciatura e bacharelado devem ser cumpridas em quatro anos. Já as habilitações em composição e regência são cumpridas em cinco e seis anos.

Diploma não é exigência

O diploma de curso superior não é uma exigência para o músico conseguir a habilitação profissional. 'A universidade possibilitará ao músico ter uma formação geral mais ampla e mais aprofundada. Para trabalhar no mercado, o diploma não faz diferença. Ele vai ser fator determinante para o músico que quiser seguir carreira acadêmica', afirma o professor Fiorini.

Acessos: 13417
Fonte: http://g1.globo.com

Marketing Pessoal - 69 atividades encontradas