[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Entenda o que é um ciclone tropical


Atividade: 4345 - Entenda o que é um ciclone tropical
Descrição: Os termos 'furacão' e 'tufão' são utilizados para designar fortes ciclones tropicais, como o Sidr, segundo informações da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês)

Os termos 'furacão' e 'tufão' são utilizados para designar fortes ciclones tropicais, como o Sidr, segundo informações da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos. De acordo com a organização, a escolha do termo depende da região onde ele é registrado -- no Oceano índico, próximo a Bangladesh (região afetada pelo Sidr), o termo mais comum é 'ciclone tropical'.

'Furacão é um ciclone tropical intenso, considerando sua velocidade e também os estragos causados', afirmou ao G1 Thiago Cotting, meteorologista do site ClimaTempo. 'Todo furacão é um ciclone tropical, mas nem sempre a recíproca é verdadeira', comparou o especialista.

O Guia de Informação sobre Ciclone e Furacão, da Defesa Civil da Prefeitura do Rio, define ciclone como uma área de pressão de circulação fechada, com ventos convergentes e circulares, no centro da qual há um mínimo de pressão relativa. Esse mesmo guia diz que, no caso dos ciclones tropicais, o núcleo aquecido do sistema de baixa pressão atmosférica, que se desenvolve sobre as águas tropicais, se movimenta de forma circular e organizada.

Acessos: 10647
Fonte: http://g1.globo.com

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas