[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Rio de Janeiro


Atividade: 4326 - Rio de Janeiro
Descrição: Projeto traz evolução da orla de Copacabana. Ilustrações cobrem o período de 1893 a 2007. Mostra ficará no Forte de Copacabana, de 4 a 9 de setembro.

Quem vê Copacabana hoje não pode imaginar que, há pouco mais de 100 anos, a orla do bairro se resumia a um imenso areal, com alguns pescadores e umas poucas fazendas. Uma série de quatro imagens da famosa orla, criadas no computador pelo artista gráfico Guta para o Instituto Pereira Passos (IPP), dão uma boa ideia do quanto o cartão postal se transformou de 1893 até hoje.

A série, chamada 'Um passeio no tempo: 1893-2007', poderá ser vista de 4 a 9 de setembro, no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O IPP quer mostrar a evolução urbana de pontos importantes da cidade.

Guta já produziu também ilustrações da Praça XV, dos Arcos da Lapa, do Largo da Carioca e do Porto do Rio, todos na área central do Rio. As imagens estão disponíveis no site do IPP.

Para o ilustrador, depois de escolher o ponto de vista da ilustração, um trabalho de pesquisa revela detalhes de fachadas, novos prédios e outras intervenções urbanísticas. Guta recorreu a arquivos de imagens, textos, desenhos e também à memória dos moradores do bairro para começar a construir, do zero, cada ilustração.

Urbanização da orla começou em 1904

O diretor do IPP, Sérgio Besserman, acredita que visualizar a evolução urbana da cidade ajuda os jovens a perceber o tempo que essas transformações demandam. No caso da Avenida Atlântica, foram muitas intervenções desde 1893.

A avenida começou a ser construída em 1904, na gestão do prefeito Pereira Passos, com apenas seis metros de largura. Quatro anos depois, a via passou a ter 12 metros para dar vazão ao crescente movimento de automóveis e banhistas.

Desde a obra de Pereira Passos, o calçadão de Copacabana já mostrava o conhecido mosaico de pedras portuguesas em forma de ondas, inspirado no desenho 'Grande Mar', que fica no Largo do Rossio, em Lisboa (Portugal).


Fabíola Gerbase, do G1, no Rio
Fabíola Gerbase/G1
As curvas do calçadão de Copacabana foram redesenhadas pelo arquiteto Burle marx nos anos 70 (Fabíola Gerbase/G1)

O desenho de ondas hoje também não é mais como há 100 anos atrás. A versão atual é uma estilização feita por Burle Marx, nos anos 70, a partir das curvas originais. Foi nessa época que a largura da faixa urbanizada da orla atingiu 73 metros.


A ilustração de Guta para o ano de 2007 já leva em conta mudanças recentes e mesmo uma que está por vir: os novos quiosques da praia estão lá, enquanto os postos de gasolina, que serão fechados pela Prefeitura em setembro, foram excluídos.

A visita ao Forte de Copacabana, no Posto Seis da orla, das 10h às 18h, é gratuita.

Acessos: 10700
Fonte: http://g1.globo.com

História - 1102 atividades encontradas