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Pousos e decolagens por instrumentos


Atividade: 4309 - Pousos e decolagens por instrumentos
Descrição: Veja como funcionam pousos e decolagens por instrumentos


O vôo por instrumento é feito quando não há referências visuais para os pilotos e os controladores de vôo, mas também pode ser uma opção do piloto em vôos de longa distância. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), as condições climáticas mínimas para condições de vôo normal é ter teto de 1,5 mil pés de altitude e visibilidade de cinco quilômetros. Esse é um padrão internacional.


'Sempre que houver condições climáticas abaixo disso, o aeroporto começa a operar por instrumentos. Quem define isso é a torre de controle. Não há obrigatoriedade de aumentar o espaçamento entre pousos e decolagens das aeronaves nas proximidades de um aeroporto que opera por instrumentos', disse o major da FAB, Adolfo Aleixo.


Os passageiros que pretendem viajar de avião nesta quarta-feira (4) devem enfrentar mais um dia de atrasos nos vôos pelo país. A previsão do tempo é de mais nevoeiro logo pela manhã e temperatura mínima de 12 graus em São Paulo. O tempo só deve melhorar na quinta-feira (5), quando o risco de nevoeiro diminui.


Segundo ele, para executar vôos por instrumento, a aeronave e o piloto têm de ter uma homologação. No caso dos aviões, é necessária a existência de dez equipamentos básicos para o procedimento. No caso do piloto, ele tem de fazer um curso com treinamento de vôo por instrumentos.


'Se um ou outro não tiver essa homologação, o pouso ou a decolagem são proibidos. No caso de pouso, a aeronave é direcionada para outro aeroporto com condições visuais', disse Aleixo.


Na decolagem por instrumentos, 'o procedimento inicial é feito de maneira manual e, de acordo com o limite mínimo de altitude, que varia de acordo com cada aeronave, o piloto pode voar por instrumento. A mesma medida pode ser tomada no procedimento de pouso, variando de acordo com os modelos dos aviões.'


Equipamentos

Para as aeronaves têm de ter, pelo menos, um velocímetro, dois indicadores de horizonte artificial, um altímetro, um climb, um indicador de giro direcional, um indicador do ADF, um relógio de turn and bank, dois rádios de comunicação e um transponder. (Veja mais informações no infográfico acima)


Durante o procedimento de aproximação da aeronave em um aeroporto, o controlador de vôo já tem conhecimento se o piloto e o avião possuem condições técnicas para o vôo por instrumentos. 'De qualquer forma, o controlador pode pedir, por rádio, a confirmação dessas informações antes de autorizar o pouso', disse Aleixo.
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Fonte: http://g1.globo.com

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