Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais
Ajuda


Ter um bom relacionamento com o chefe é uma questão que não envolve apenas fazer bem as tarefas do trabalho. Um profissional pode ser ótimo no que faz e, por não saber lidar com o superior, perde oportunidades de apresentar ideias, resolver problemas e até mesmo ser promovido. Em casos extremos, um desentendimento no trabalho pode até levar a uma demissão desnecessária que poderia ser evitada com um simples jogo de cintura.


A maneira de agir com o chefe, porém, exige uma percepção de como ele é e como prefere ser tratado. De acordo com profissionais da área recursos humanos, chefes centralizadores, por exemplo, precisam ter a confiança conquistada, os inseguros devem ser estimulados e, os mal-humorados, animados.

Com o intuito de dar dicas de como se relacionar bem com o chefe, o G1 preparou algumas perguntas sobre como agir com cada tipo de chefe, do calado ao agressivo, do mais novo ao mais velho (veja no quadro abaixo). As respostas foram dadas pelo especialista em gestão do capital humano, Roberto Recinella, e pela diretora comercial da Right Management, Márcia Palmeira.

Independente da personalidade do chefe, também há determinados comportamentos padrões que ajudam a evitar deslizes, puxões de orelha e desentendimentos no ambiente de trabalho. Entre eles está discordar com embasamento e saber engolir alguns sapos de vez em quando.

“Ao conversar com o gestor, é preciso saber que ele não é nem seu pai nem um amigo. São dois profissionais em uma relação de trabalho”, afirma Lizete Araújo, vice-presidente de planejamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Segundo Lizete, por trás de cada chefe e funcionário, há uma pessoa com diferentes valores. “As atitudes geram consequências positivas e negativas. Um pai não vai mandar o filho embora por conta de uma discussão, já um gestor, talvez”, disse.

Confira abaixo as respostas dos especialistas Roberto Recinella e Márcia Palmeira sobre como se relacionar com o chefe em situações comuns no ambiente de trabalho.

Como discordar do chefe?
“Com cautela e, se possível, em particular. Evite expô-lo a uma discussão pública, mesmo que você esteja com a razão. Tenha sempre dados e informações que respaldem sua opinião.” (Roberto Recinella)

“Tenha sempre argumentos sólidos e coerentes.” (Márcia Palmeira)

Quando falar e quando se calar?
“Use o bom senso e observe o comportamento das pessoas ao redor. As reuniões, geralmente, são controladas pelo chefe. Se ele der o sinal para parar, faça-o imediatamente. Se você achar que a situação ficou mal resolvida, agende um momento para esclarecer a situação particularmente.” (Roberto Recinella)

Devo ficar calado ou me defender dos meus erros?
“Depende da abertura do chefe. Mas, sempre que possível, defenda-se com justificativas condizentes e, claro, nunca repita o erro de novo.” (Roberto Recinella)

“Quando você tem certeza do erro que cometeu, o melhor é ficar calado. Não tente se justificar ou se defender, pois fica muito pior.” (Márcia Palmeira)

Como agir após um desentendimento? Devo engolir sapos?
“Espere os ânimos esfriarem. Depois, seja humilde e peça desculpas. Justifique a sua atitude e, se possível, não repita o comportamento. Na maioria das vezes, é preciso engolir sapos. Uma competência importante é saber digerir os sapos que engolimos.” (Roberto Recinella)

“Espere sair do clima de tensão e, aí sim, retome a conversa sem emoções. No momento de tensão, todos perdem a razão. O melhor é não chegar ao ponto do desentendimento, que sempre traz sequelas.” (Márcia Palmeira)

Preciso ir a todos os happy-hours?
“Não. Se não for, justifique a sua ausência e agradeça o convite. Se possível, compareça a alguns encontros, nem que seja para sair mais cedo, para não ficar rotulado como anti-social. Happy-hours são uma ótima oportunidade de networking e favorecem os laços fora do trabalho. Cuidado, porém, com o comportamento.” (Roberto Recinella)

“É recomendável ir a alguns, o que favorece as relações interpessoais e, conseqüentemente, facilita a troca de informações. Só vá a todos se for prazeroso para você. Nada que se faz apenas por obrigação dá bons resultados.” (Márcia Palmeira)

Preciso ser amigo do chefe?
“Não. O que você não dever ser é inimigo dele. Você precisa é ser competente no que faz.” (Roberto Recinella)

“Não necessariamente. Respeito e admiração entre as partes, porém, é fundamental. Ter proximidade com o chefe sempre facilita o tratamento com os assuntos mais complexos do dia-a-dia.” (Márcia Palmeira)

Preciso puxar o saco do chefe?
“Não. Você deve mostrar resultados. O chefe sabe diferenciar puxa sacos das pessoas competentes.” (Roberto Recinella)

“Puxar saco pode trazer algum benefício em curto prazo, mas não é sustável, pois os elogios são superficiais.” (Márcia Palmeira)

Devo fazer o que o chefe quer ou o que eu quero?
“Os dois. Se tudo estiver correndo bem na empresa, raramente isso acontecerá, pois as metas estão na mesma direção. Seus esforços devem estar na sinergia.” (Roberto Recinella)

Devo dar minhas opiniões em assuntos que não me dizem respeito?
“Não. A não ser que alguém envolvido lhe peça e, mesmo assim, meça as suas palavras.” (Roberto Recinella)


“As sugestões de todos devem sempre ser bem vindas. Dependendo da sugestão, o melhor é dirigi-la ao responsável pela área, de uma forma humilde e com verdadeira intenção de ajudar, e não de criticar.” (Márcia Palmeira)

Como sugerir novas ideias?
“Marque uma conversa e, de modo claro e transparente, exponha as idéias coerentemente. Esteja munido de dados consistentes. Se o chefe não aceitar, peça para que justifique o motivo.” (Roberto Recinella)

“Se não existir um fórum específico, sugiro que seja feito em um conversa com a chefia direta.” (Márcia Palmeira)

Devo mudar meu jeito de ser por causa do trabalho?
“Não. As pessoas mudam conforme suas experiências de vida. Mas isso não significa que você deva ser diferente por causa do trabalho. Caso isso esteja acontecendo, significa que os valores da empresa e os seus são diferentes. Sendo assim, está na hora de pensar em mudar de empresa.” (Roberto Recinella)

“Nem todas as atitudes que temos em nossa vida privada são adequadas para o trabalho. Se o trabalho exigir uma mudança muito radical, você não vai conseguir se adequar. Então, o melhor um emprego que seja mais compatível com sua forma de ser a agir.” (Márcia Palmeira)

O que fazer se não concordo com as exigências do emprego?
“Tente justificar sua insatisfação e, caso não haja um consenso, o que é o mais provável, mude de emprego.” (Roberto Recinella)

“Procure outro emprego. Esse não lhe serve. Trará infelicidade e você não será produtivo.” (Márcia Palmeira)

Como pedir um aumento?
“Agende uma reunião com seu chefe e seja profissional. Exclua qualquer referência de natureza pessoal como o aumento da prestação da casa ou do colégio das crianças. Se restrinja a apresentar suas contribuições, se elas existirem.” (Roberto Recinella)

“Liste as novas atribuições que você pode ter recebido recentemente, o resultado que você apresentou e a importância da sua atuação. Porém, certifique-se que tudo é verdadeiro. Ache o momento adequado, peça uma conversa reservada com o chefe e use as armas escolhidas.” (Márcia Palmeira)

Como agir quando não sou reconhecido?
“Respire fundo e mude de estratégia. Tente mostrar mais os resultados do seu trabalho. Repense seu marketing pessoal.” (Roberto Recinella)

“Não podemos obrigar ninguém a nos reconhecer. Porém, há duas alternativas. Uma delas é alimentar sua própria auto-estima, acreditando que está fazendo o seu melhor. Você também pode solicitar feedbacks do trabalho. No último caso, prepare-se para ouvir o que não espera.” (Márcia Palmeira)




Atividade: 4051 - Saiba como ter um bom relacionamento com o seu chefe.

Descrição: A maneira de agir com o gestor exige uma percepção de como ele é. Veja dicas de como lidar com cada perfil, do calado ao agressivo.

Disponível nas áreas de: marketing_pessoal diversos

Fonte (Acessa para saber mais): g1.globo.com


Postado em: 19/11/2009
Último acesso em: 2017-04-19 10:43:25
Total de acessos: 4728

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA PÁGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formulário.4051

Atividades


Baby Animals - On the farm - Nome dos filhotes dos animais da fazenda

Atividade para testar se você sabe como é (em Inglês) o nome dos filhotes dos animais.

Os Animais 1 em Espanhol - Los animals 1

Atividade de identificar, relacionar e ditado para você conhecer o nome dos animais em Espanhol.

Animal Jungle - Animais Selvagens

Conheça os animais selvagens e em seguida leia (em Inglês) com atenção as características de um anim...

Os animais 1 em Inglês - Animals 1

Atividade de identificar, relacionar e ditado para você conhecer o nome dos animais em Inglês.

Quebra-cabeça Pontos Turísticos Chapecó/SC

6 pontos turísticos para você montar e conhecer da cidade de Chapecó/SC.

Follow the path: Family - Siga o caminho: Família

Requer SOM: Ouça a palavra (Daddy, Mommy, Baby, Family) e clique na imagem correspondente.

The wrong name - Animal com o nome errado

Click no animal que está com o nome escrito errado (em Inglês).

Uma viagem de descobertas

Os passos da investigação científica seguidos pela naturalista Charles Darwin

Bico a bico

Neste jogo de cartas, bem semelhante ao “Cara a Cara”, você é um detetive que tem como missão desven...

Classification - Classificação de animais, aves e plantas

Esta é uma atividade interativa na qual você pode classificar várias plantas e animais, incluindo or...

Hit animals 2 - Clique nos animais

Observe o nome do animal exibido/falado (em Inglês) e clique na imagem correspondente. Faça a maior ...

Wild Animals - Animais selvagens

O nome do animal é exibido na tela, sua função é clicar na imagem correspondente.

Animal com o nome errado

Clique no animal que está com o nome errado.

Fruit and vegetables

Encha a cesta clicando nas frutas e vegetais solicitados (em Inglês).

Que deusa você é?

Ártemis, Atena, Hera, Perséfone, Afrodite? Responda as perguntas e descubra qual divindade grega tem...

Medidas e Grandezas

Animação mostra uma atividade de grandezas e medidas na turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em ...

All Systems - Sistemas do Corpo Humano

No personagem de ficção chamado Arnold está faltando partes do corpo. Será solicitado a você um sis...

Par ou Ímpar

Diversas atividades para você identificar corretamente os números pares e ímpares.

Math Bubble Pop

Adição, subtração, multiplicação ou divisão ou todos juntos. Divirta-se e aprenda matemática.

Alimentos de todas as cores e sabores

Com a turma da Vila Sésamo conheça alimentos de todas as cores e sabores. Você vai se deliciar.

Substantivo Próprios e Comuns

Diversas atividades sobre substantivos Próprios e Comuns.

Memória com os Personagens da Vila Sésamo

Jogo de memória com os personagens da Vila Sésamo.

Pou Memory

Jogo de memória com imagens do Pou para você encontrar os pares.

Jardinou - Jardim sem água

Irrigue todas as plantas de jardim. Clique nos caminhos conectando-os corretamente para levar a água...

Sinais de pontuação

Diversas atividades para você aprender e testar seus conhecimentos sobre os sinais de pontuação. Pon...

Quiz Dinossauros

O que você sabe sobre os dinossauros? Você se considera um apaixonado por dinossauros? Então respon...

Jardim das cores

Diversas atividades para você aprender sobre as cores: História das cores, Pintar com Cores Primária...

Division Table - Tabela de divisão

É para quem sabe dividir mesmo. As contas dão resultado com vírgula. Use os números maiores para os ...

Christmas Tree Evergreen - Monte a árvore de Natal

Que tal montar uma linda árvore de Natal com diversos enfeites.

Animais em extinção da Floresta Amazônica

Ajude o guarda florestal do IBAMA salvar os animais em extinção da Floresta Amazônica. Informações s...

Frações equivalentes

Ajude o Dexter a deixar as frações equivalentes, para isso observe o valor que está faltando em uma...

Corpo Humano

Diversas atividades sobre o corpo humano e objetos que utilizamos para nossa higiene e proteção.

Fábrica de palavras - Sílabas

Separe cada palavra em sílabas para saber onde deve encaixá-las corretamente (na caixa de Monossílab...

Trabalhando com as cores

Arraste ou ligue corretamente cada item a cor indicada (amarela ou azul).

Tongue Phooey - Memória Poliglota

Encontre as imagens/palavras iguais em Inglês e Espanhol, Inglês e Francês ou Inglês e Alemão.

Quebra-Cabeça

Configure seu quebra-cabeça (imagem, tamanho, quantidade de peças, etc) e tente montar (se conseguir...

Jogo de memória de livros de histórias infantis

Encontre as imagens iguais de livros de histórias infantis neste jogo de memória super legal.

Cálculo Divertido

Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão com a turma da Mônica

Festa Junina

Divirta-se no arraial com jogo de memória e caça-palavras... é muito balão, canjica, quentão, quadri...

Gigantes antigos da floresta

As árvores grandes e velhas (do mundo e de Portugual) — um conceito flexível para os maiores e os ma...

Monte seu cenário do Sítio do Picapau Amarelo

Arraste os personagens e animais do Sítio do Picapau Amarelo para o cenário.

Pirâmide das frações

Aqui, o jogador deve colocar ao lado da fração sua respectiva representação em desenho.

Toca a voar para adicionar - Pássaro da adição

Com o teclado, ajude o passarinho levar a resposta certa para a operação de adição.

Palavras com V - F - T e D

Várias atividades com palavras/imagens com as letras V, F, T e D.

Jogo de memória: O Computador

Encontre as imagens iguais relacionadas ao computador. Seja rápido, você tem 1 minuto para isso.

Ouro de Minas Gerais

Passeie pelas cidades mineiras e conheça a arte barroco no Brasil, em igrejas e obras de arte.

Visualizações

O jogador deve encontrar, dentre as peças dadas, qual delas foi retirada do sólido A para formar o s...

Memória com frações

Jogo da memória com peças que representam frações.