[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Prepare a casa para as criancas


Atividade: 11357 - Prepare a casa para as criancas
Descrição: Dicas ajudam voce a tornar a sua casa mais segura para a chegada de criancas.

Seguranca em casa e coisa seria! Segundo dados da ONG Casa Segura, os acidentes com criancas de 0 a 14 anos resultam em cerca de 6 mil mortes e 140 mil internacões em hospitais publicos do Brasil todos os anos.

O mais alarmante e que, pelo menos, 90% desses acidentes podem ser evitados com acões educativas, cumprimento da legislacão especifica e, principalmente, modificacões no ambiente em que a crianca convive.

Os numeros impressionam mas com medidas faceis e quase sem custos eles podem diminuir, e muito. A coordenadora de projetos da ONG Casa Segura, Ingrid Stammer, ressalta que, de forma criativa, e possivel adaptar a casa para a chegada dos pimpolhos.

Cozinha
O ambiente mais perigoso e a cozinha. Alem de queimaduras e objetos pontiagudos, produtos de limpeza podem causar seria intoxicacão. O ideal e manter os pequenos fora da cozinha! Os adultos acabam se ocupando com os afazeres e não prestam muito atencão nas ações da crianca.

Caso a presenca não possa ser evitada, travas nas gavetas e portas podem evitar muitos acidentes. Uma outra alternativa e passar barbante entre as macanetas e fechar com um no. Os cabos da panela devem sempre estar virados para dentro, as tomadas fechadas com protetor especifico, fita isolante ou fita crepe.

Quarto
No quarto e preciso tomar cuidado com as janelas. Elas devem sempre estar protegidas com redes ou grade e livres de moveis. Os brinquedos tambem podem oferecer riscos! Certifique que eles tenham o selo do Inmetro. Ingrid aconselha tambem uma inspecão frequente, pois, durante a brincadeira, a crianca pode quebrar partes do brinquedo e coloca-las na boca, o que, dependendo do material e do tamanho, pode causar sufocamento e ate bloqueio do intestino, como no caso de pedacos de imã.

Para os bebes, o berco tem que ser o mais limpo possivel. Objetos macios e ate mesmo o travesseiro e o cobertor oferecem perigo de sufocamento. Estudos mostram que os bebes não precisam de travesseiros, se estiver frio, ponha mais roupinha na crianca e use apenas um cobertor, que deve estar na altura da axila e preso embaixo do colchão. Uma dica e colocar os de barriga pra cima, com os pezinhos encostados no pe do berco para evitar sufocamento.

Sala
Na sala e comum ter objetos pequenos e moveis com quinas. Os objetos devem estar fora do alcance da crianca e as quinas cobertas com protetores. Outro vilão e o tapete, se não puder ser retirado, aplique antiderrapante emborrachado embaixo de todos.

E importante lembrar que as criancas tem um outro angulo de visão. Pequenos objetos que nos passam desapercebidos podem oferecer riscos. Para evitar esse tipo de problema, Ingrid aconselha o uso do que ela chama de testador universal, o tubo plastico de filme fotografico. Por ter o tamanho semelhante a garganta da crianca de ate 4 anos, tudo que cabe ali oferece riscos.

Banheiro
O que muitos pais não sabem e que uma pequena quantidade de agua, 2,5 centimetros ja oferece risco de afogamento, por isso a crianca não pode nunca ficar sozinha no banheiro. E possivel encontrar travas para o vaso sanitario e tapetes emborrachados que evitam quedas no boxe e na banheira. Mantenha no armario do banheiro apenas artigos como toalha e papel higienico.

Area de servico
Cuidado redobrado na area de servico! Produtos com embalagens coloridas são um atrativo para criancas! Outro perigo são produtos de limpeza guardados em embalagens de refrigerante, pode confundir a crianca e facilitar a intoxicacão.

Quintal
No quintal, a piscina merece atencão redobrada! Cubra com uma rede, pois a lona pode formar pocas de agua, podendo causar afogamento. Para redobrar a seguranca, ja existe ate uma boia que fica na piscina e e programada para, de acordo com a ondulacão da agua, disparar um alarme.

Todas as medidas são muito eficazes, mas e imprescindivel que elas venham acompanhadas de medidas educativas. Com o tempo a crianca aprende a driblar as barreiras, e nem sempre ela vai estar em um ambiente totalmente seguro, então, e importante sempre explicar as medidas de seguranca porque, ate uma certa fase, os pequenos não reconhecem o perigo. As adaptacões variam de casa para casa, de acordo com as necessidades de cada familia. Então mãos a obra para manter seu pimpolho seguro!
Acessos: 12409
Fonte: http://extras.ig.com.br

Pedagogia - 62 atividades encontradas