[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Harpia












Nome Cientfico: Harpia harpyja
Famlia: Accipitridae
Ordem: Accipitriformes
Distribuio: Sul do Mxico e Amrica Central (ao norte) at a Bolvia (a oeste) e tambm o norte da Argentina (ao sul).
Alimentao: Preguia, macacos, cachorro-do-mato, ourios, quatis, filhotes de veado, mutuns, araras, seriemas, gambs, roedores, lagartos, cobras.
Reproduo: Ninho grande, em escarpas rochosas e em rvores altas. Pe dois ovos (113 gramas), comum desenvolver apenas um filhote, a incubao de 52 dias.
Conservao: Ameaada.


A maior ave de rapina das Amricas uma predadora eficiente. A fmea, maior do que o macho, chega a ter 90 centmetros de altura e dois metros de envergadura de asas. Ela pesa at nove quilos e, exatamente pelo porte, ataca presas maiores, enquanto o macho captura animais menores.

A harpia pertence famlia dos gavies (Accipitridae) e a nica espcie do gnero. A grande predadora no est livre da ameaa sua sobrevivncia. A harpia no consta da lista oficial de espcies ameaadas de extino do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama), mas considerada provavelmente extinta no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais; criticamente em perigo no Paran, So Paulo e Esprito Santo; e, em perigo, no Rio de Janeiro.

A causa principal a excessiva fragmentao da Mata Atlntica e da Mata de Araucria. Desde 1994, a harpia considerada como prxima de ameaada pela Unio Mundial para a Natureza (IUCN, na sigla em ingls), principalmente porque faltam estudos e informaes mais precisas para classific-la como ameaada.

Fonte: g1.globo.com

Atividade: 11002 - Harpia
Descrição: Conheça um pouco sobre as Harpias.
O refúgio biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está com novos moradores. São dois filhotes de harpia, que recebem muitos mimos dos tratadores.
Acessos: 13138
Fonte:

html5 - 4361 atividades encontradas