[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Como economizar na conta de luz



Saiba como economizar quase 50% na conta de luz
Especialista d dicas para economizar e enxugar a conta de luz

Quando o assunto iluminao, a principal atitude deve ser optar por usar lmpadas fluorescentes, que pode gerar uma economia significativa, segundo o especialista. A que consome menos energia aquela que possui Eficincia Luminosa maior, ou seja, a relao entre energia luminosa e energia eltrica alta, e, neste caso, as fluorescentes so as melhores. Essas lmpadas compactas de 23 W equivalem em energia luminosa a uma lmpada de 100 W, gerando uma economia de 42,5 %, explica.

Outro cuidado deve ser com a cor da pintura. Paredes de cor clara refletem mais a luz e, portanto, possvel usar menos lmpadas ou lmpadas de potencia menores. Paredes escuras absorvem mais a luz e exigem mais iluminao para o conforto visual.

Contudo, no so as lmpadas as principais vils da conta de luz. Geladeiras, freezers, ferros e chuveiros eltricos e outros aparelhos com ciclo de aquecimento so os eletrodomsticos que mais consomem energia. Um banho de 15 minutos, tomado duas vezes por dia, 30 dias por ms, equivale a 15 horas de uso do chuveiro eltrico. Se considerarmos um chuveiro comum de 5500 W ou 5,5 kW de potencia, temos por ms 5,5 x 15 kWh, que a R$0,35/kWh, pagaremos R$28,87 por pessoa, contabiliza Lopes.

A atitude ideal deve ser manter esses aparelhos desligados e fora da tomada enquanto no so usados. Qualquer luminoso de sinalizao de um desses eletrnicos j um consumo desnecessrio. Alm disso, evitar abrir a geladeira o tempo todo, no tomar banho muito quente a troca da chave de inverno para vero j capaz de economizar 30% do valor da potncia do chuveiro e, principalmente, comprar produtos de qualidade os novos oferecem maior economia, como o ar condicionado tipo split-system, com condensador que opera em modo econmico. Procurar por aqueles que possuem o selo Procel de baixo consumo de energia e comprar sempre aparelhos novos e com tecnologia moderna so medidas importantes, finaliza.

Fonte do texto acima: www.bolsademulher.com



O vero exige um bocado de energia - inclusive eltrica: um tal de ventilador, ar-condicionado, banhos demorados... Tudo isso alivia o calor, mas o refresco dura pouco. s a conta de luz chegar para deixar muita gente de sangue fervendo. Mas no se preocupe. Listamos 25 dicas para voc reduzir seus gastos com eletricidade e, de quebra, ajudar a poupar a natureza. Navegue pelo infogrfico, cmodo a cmodo, e veja ainda truques de decorao (isso mesmo) para economizar energia.

Usar menos o ar-condicionado e mais o ventilador o primeiro conselho para quem quer baratear a conta de luz, especialmente no calor. Mas h tambm detalhes simples de decorao que deixam o lar mais arejado, ajudando a reduzir os gastos com luz no fim do ms. As dicas so da arquiteta Carolina Wambier.

- Para os sofs, prefira tecidos mais leves, de trama baixa, como o algodo. Eles esquentam menos. Opte tambm por tapetes menos felpudos.

- Invista em janela do tipo veneziana, que tem entradas de ar mesmo quando fechada. Quanto s cortinas, nada de forros pesados que absorvem muito calor. As persianas com tela solar so ideais, bem como os modelos duet que, alm de barrar o sol, ajudam a abafar o som da rua.

- O toldo uma excelente pedida para refrescar os ambientes sem apelar para o ar-condicionado. Ele barra os raios solares, permitindo apenas a entrada de vento pela janela. Os modelos com tela solar so a melhor opo.

- Experimente substituir uma parede ou uma porta por trelia. Dessa forma, o ar circula melhor na casa.

- Use cores claras no teto, nas paredes e nos mveis. Elas refletem melhor a luz, absorvendo menos calor e deixando o ambiente mais claro.

- Em casas com cobertura de telhas, o ideal forrar o telhado com manta trmica. Ela ajuda a isolar o calor. Se possvel, opte pela telha cermica ao invs da de alumnio, que esquenta mais.

- O material dos pisos e paredes tambm ajuda a refrescar o ambiente. Cermicas, mrmores e revestimentos em pedras naturais so os mais indicados.

- Por fim, plantas. Elas so excelentes aliadas para combater o calor. A terra molhada ajuda a umedecer o ar e a sombra ajuda a amenizar as altas temperaturas.

Fonte do texto acima: vejario.abril.com.br

Atividade: 10214 - Como economizar na conta de luz
Descrição: Saiba como economizar quase 50% na conta de luz
Acessos: 12030
Fonte:

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas