Animais da amazônia

Conheça as cadeias alimentares da floresta

A selva amazônica é o lugar com mais espécies
de bichos e plantas no mundo inteiro. Quer conhecê-la melhor?
Clique nos bichos para descobrir como eles vivem
e o que comem.

Ver bichos

Cerambicídeo-Gigante

Está vendo este besouro grandão? Ele tem quase 20 centímetros e é o maior do mundo. Apesar de ser bem assustador para quem tem medo de insetos, o cerambicídeo-gigante não faz mal a ninguém. Ainda na fase de larva, ele se alimenta das seivas de árvores. E fica tão cheio de comida que, quando vira adulto, não precisa mais comer nada!

Arara-Canindé

Reparou nas penas coloridas desta ave? Na época do acasalamento, as araras se espalham pela mata e se juntam em poleiros coletivos. A arara-canindé adora comer frutas, principalmente as que têm cascas duras que elas podem abrir com o bico.

Tucano-Toco

Este pássaro é muito bonito, mas também é malandro. Quando outras aves se afastam dos seus ninhos nas copas das árvores, o tucano-toco aproveita para roubar e comer seus ovos. Quando não encontra ovos ou insetos para comer, ele também se alimenta de frutos nos galhos. Esperto, né?

Sagui-Leãozinho

O sagui-leãozinho é o menor macaco do mundo. Mede só 15 centímetros e cabe nas suas mãos! Como é bem pequeno, consegue se movimentar rápido entre os galhos das árvores e se equilibra com a ajuda de seu rabo longo. Seu apelido é leãozinho por causa da juba que cobre sua cabeça. Ele gosta de comer folhas e frutas e é bem barulhento!

Bicho-Preguiça

O próprio nome já diz: este bicho gosta mesmo é de dormir. Ele fica o dia inteiro pendurado nos galhos das árvores descansando e aproveita a noite para comer. O bicho-preguiça adora sementes e frutas que encontra nas árvores.

Gavião-Real

A maior ave de rapina do mundo mora no Brasil! O gavião-real enxerga 8 vezes melhor que os seres humanos e usa essa habilidade especial para caçar. Ele come de tudo: de peixes até cobras, de pássaros a mamíferos pequenos. Os bichinhos da floresta que se cuidem.

Jiboia-Constritora

Ela é uma das maiores cobras do mundo e mora nos galhos das árvores da Amazônia. Adora comer roedores e aves pequenas. Quando quer caçar uma presa, a jiboia se enrola nela e a aperta até sufocar. Mas apesar de parecer perigosa, esta cobra não é venenosa e não ataca animais muito grandes.

Galo da Serra

Essa ave bonitona gosta de fazer ninho usando barro e gravetos nos barrancos perto de locais com pedras e água. Sua comida preferida são pequenos insetos e frutas que encontra nas árvores e caídas no chão.

Borboleta-Coruja

Está vendo esses olhos grandões nas asas da borboleta-coruja? Eles servem para despistar os predadores, é claro. Eles veem os olhões e acham que a borboleta é maior do que realmente é. E olha que as borboletas-corujas têm 18 centímetros da ponta de uma asa até a outra.

Mariposa-Imperador

Sabe qual a diferença entre borboleta e mariposa? A borboleta adora o dia e a mariposa prefere voar de noite. Esta espécie é a maior do mundo e tem 30 centímetros de uma asa até a outra. Tem gente que morre de medo deste inseto, mas ele não faz mal a ninguém.

Corujinha-Relógio

Esta é uma das espécies mais novas e misteriosas da Amazônia. Tanto que muitos cientistas de outros países nem a conhecem direito ainda. Mas já se sabe que ela caça à noite. E seu prato preferido são os insetos.

Sucuri-Verde

Esta cobra mede quase 8 metros e é uma das mais fortes e assustadoras da Amazônia! Ela é capaz de comer quase todos os outros bichos da floresta, desde os pássaros e macacos que moram nas árvores até os bichos que vivem no solo e na água. E olha que a sucuri-verde nem é venenosa! Ela caça suas presas só com a força do seu corpo.

Capivara

A capivara é o maior roedor do mundo! As maiores podem ter 1 metro e 30 centímetros de comprimento do focinho até a ponta do rabo. O mamífero adora ficar perto da água e comer as plantas que crescem na beira do rio. O problema é que um de seus predadores é o jacaré, que também mora por lá.

Vespa-Caçadora

Esta vespa tem um hábito assustador: ela deposita seus ovos no corpo das aranhas que captura. Quando as larvinhas nascem, elas começam a se alimentar dos órgãos da aranha até ela morrer. As vespas adultas só se alimentam de frutas doces, mas sua picada é bem dolorida!

Aranha-Golias

Esta aranha peluda e assustadora é da família das tarântulas. A aranha-golias pode chegar a ter 30 centímetros de comprimento e é uma das maiores do mundo. Seu cardápio é variado: ela prefere comer insetos, mas também caça animais maiores. Come até pássaros pequenos e cobras!

Uirapuru-Verdadeiro

O uirapuru-verdadeiro é um passarinho pequeno que canta muito bem. Segundo as lendas amazônicas, quando ele canta, todos os outros pássaros param para ouvir. Esta ave gosta muito de comer insetos, mas também não perde a chance de comer uma fruta.

Suçuarana

A suçuarana (também conhecida como onça-parda) gosta de descansar durante o dia e comer à noite. Quando está caçando, consegue dar pulos bem longos e é muito rápida! Ela prefere comer animais pequenos, como o macaco-aranha.

Macaco-Aranha

Sabe de onde vem este apelido? Os braços, as pernas e o rabo deste bicho são tão longos que lembram as patas de uma aranha! O macaco-aranha é muito esperto e consegue pular de um galho para o outro bem rápido. Ele adora comer e usa sua rapidez para roubar os ovos dos ninhos dos tucanos nos troncos de árvores.

Ovos do Tucano-Toco

Jaguatirica

Parece um filhotinho de onça, mas é um animal adulto! A jaguatirica mede 85 centímetros do focinho até a ponta da cauda e só 45 centímetros de altura. Mas também é uma fera na hora de comer. Ela caça filhotes de roedores e aves e só sai para comer à noite. O dia só serve para dormir. Vida boa.

Tatu-Canastra

O maior e mais raro tatu do mundo mede 1 metro de comprimento e pesa cerca de 60 quilos. Suas enormes patas têm armas perigosas: unhas duras e pontudas de 20 centímetros. Elas ajudam o bicho a escavar a terra à procura de vermes, insetos, larvas, aranhas e cobras para comer.

Cupim

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin scelerisque scelerisque malesuada. Praesent nec augue eu mauris posuere iaculis. Fusce non arcu quis neque rutrum auctor id nec augue. Quisque rutrum fringilla urna, eget fringilla mi vulputate vel.

Tamanduá-Bandeira

Sabe para que serve este focinho tão grande? Para comer os insetos do chão! O tamanduá-bandeira pode comer mais de 20 mil formigas por dia com sua língua pegajosa. Quando está com muita fome, pode até escalar árvores e entrar nos rios para procurar comida.

Cupim

Este inseto existe no mundo todo, principalmente nas florestas tropicais e equatoriais (como a Amazônia). Os cupins vivem em colônias, assim como as formigas, e se alimentam da madeira das árvores.

Tocandira

A tocandira não é uma formiguinha comum: diferente das que você encontra na sua casa ou na rua, ela é carnívora e tem ferrões bem grandes. Seu veneno é bem forte e dizem que a picada desta formiga dói tanto quanto um tiro e pode durar o dia todo!

Sapo-Boi

Este bicho também é conhecido como sapo-cururu e tem um olfato muito bom. É pelo cheiro que ele consegue localizar comida durante a noite. Seu prato preferido são insetos, mas ele também gosta de comer plantas. Para se proteger dos predadores, eles espirram um veneno muito tóxico. Ninguém pode com o sapo-boi!

Anta

A anta dorme durante o dia e sai à noite para procurar alimentos. Ela adora comer frutas, grama e até cascas de árvores! Quando aparece um predador, a anta se esconde entre os arbustos ou então mergulha na água.

Macaco-da-Noite

Este bicho também é conhecido como jupará e é uma espécie bem rara da Amazônia. É difícil encontrá-lo na floresta. Ele fica o dia inteiro escondido nos troncos das árvores e só sai à noite para comer frutas e sementes.

Onça-Pintada

A onça-pintada é um dos maiores predadores da Amazônia. Sua mordida é tão forte que pode até atravessar o casco de uma tartaruga! Ela come de tudo: desde macacos até roedores. Mas se estiver com muita fome, pode até atacar cobras grandes como a sucuri. Que perigo!

Cutia

A cutia (ou cotia) é um animal esperto. Ela esconde as sementes que caem das árvores em buracos no chão para comer mais tarde. Além de se alimentar, ela também ajuda a espalhar sementes de árvores pela floresta. A cutia também é rápida. E isso é bem útil na hora de fugir dos predadores, não é?

Surucucu

A surucucu é a maior cobra venenosa do Brasil e mede mais de 4 metros de comprimento. Este réptil é bem agressivo e é um perigo para os animais que vivem na floresta, principalmente os pequenos roedores como a cutia.

Ovas do Pirarucu

Piranha

Este peixe mede menos de 20 centímetros, mas pode ser bem perigoso. As piranhas vivem em grupos grandes e, juntas, comem até uma vaca. Nos rios
da Amazônia, elas preferem se alimentar de filhotes de outros peixes do rio.

Ariranha

Ela parece fofinha, mas é uma fera quando está com fome. A ariranha nada muito bem e come até as piranhas dos rios da Amazônia. Nem os maiores predadores da floresta gostam de comer as ariranhas. Será que a carne delas tem gosto ruim?

Ovos da Surucucu

Pirarucu

É um dos maiores peixes de água doce do mundo. Alguns medem 2 metros e são do tamanho de uma porta. Os pescadores da região adoram pescá-lo porque ele é grande e alimenta muita gente! Na hora de comer, o pirarucu também é guloso. Ele gosta de devorar outros peixes, plantas, tartarugas e até filhotes de cobras.

Tartaruga-da-Amazônia

Apesar do nome, este bicho não é uma tartaruga de verdade! É que tartarugas são répteis que vivem nas águas do mar. E esta aqui mora perto dos rios. A tartaruga-da-amazônia gosta de comer frutos que caem das árvores que crescem perto da água.

Jacaré-Açu

Este réptil é um dos maiores predadores da Amazônia, tanto no tamanho quanto na fome. Ele mede mais de 3 metros e meio e pesa 300 quilos. E pode comer quase todos os bichos da floresta, até mesmo onças-pintadas! O jacaré-açu é uma espécie que só existe aqui na América do Sul.

Tucunaré

Até parece um peixinho de aquário! Mas o tucunaré gosta mesmo é das águas dos rios da Amazônia, onde pode nadar livremente e comer insetos e camarões que encontra por lá. Ele tem uma manchinha na cauda que mais parece um olho! Ela serve para que ele possa se defender dos predadores, que ficam confusos, sem saber se ele está indo ou voltando!

Boto-Vermelho

Há uma lenda na Amazônia que diz que, de noite, o boto se transforma em homem - e todas as mulheres ficam apaixonadas! O principal inimigo do boto é o ser humano, que caça o mamífero para usar seus olhos como amuleto da sorte. Na hora de comer, o boto gosta de caranguejos e até pequenas tartarugas. Mas seu prato preferido são peixes!

Peixe-Boi

Ele parece um peixe, mas é mamífero! Este animal prefere ficar dentro da água e consegue ficar mais de 20 minutos sem respirar. Mas de vez em quando vai para a superfície para respirar. O peixe-boi é um bicho bem tranquilo que passa o dia comendo folhas de plantas que crescem na beira do rio.

Camarão-da-Amazônia

Sabe por que este bicho também é conhecido como camarão-fantasma? É que ele tem a pele transparente! Esse tipo de camarão é bem comum nos rios da Amazônia. Eles comem de tudo: algas, restos de animais mortos e pequenos organismos que ficam flutuando na água. Haja apetite.